higiene íntima diária
Carregando... 7 view(s)
10 dicas como fazer a higiene íntima diária
Fazer a higiene íntima diária é importantíssimo para evitar problemas de saúde como um desequilíbrio ou infeções vaginais. Venha com a sua farmácia online.



A região íntima feminina é muito específica e exige cuidados adequados, para que o conforto, a saúde e o bem-estar da mulher possa ser assegurado.
A higiene íntima diária tem formas específicas de ser realizada quando comparada à higiene geral, motivadas pelas próprias caraterísticas vaginais, tais como o pH mais ácido do que a pele do resto do corpo.

Uma vez que esta é uma região delicada e que as infeções e desequilíbrios - que podem gerar sensações desagradáveis como dor, prurido ou secura - são algo comuns, saber exatamente como deve fazer para manter a correta higiene quotidiana é muito importante.

Se não sabe as melhores formas de fazer a sua higiene íntima diária, mas quer saber mais sobre este assunto, encontrou o artigo ideal para si!

Dica 1: Considere as caraterísticas da vagina


Além de, como já foi referido, o pH da vagina ser mais ácido do que o da pele do restante corpo, a vagina tem ainda a caraterística de se auto higienizar por via da lubrificação interna.

Não faça duches vaginais, já que isto pode alterar o equilíbrio interno da sua vagina, provocando secura e desconforto.

Dica 2: Prefira produtos específicos


Poderá usar produtos suaves e sem perfume na sua higiene íntima diária, mas o ideal será que prefira os produtos destinados para este efeito específico.
Considere usar um gel ou creme de higiene íntima, lavando a região externamente com este e água morna.

Caso não se encontre num local onde possa fazê-lo, pode também recorrer a toalhetes íntimos, para o mesmo efeito.

Dica 3: Tenha cuidados extra durante a menstruação


Durante o período menstrual, procure fazer uma substituição frequente dos pensos e tampões.

Evite também fazer o uso destes pensos higiénicos quando não for estritamente necessário, já que o seu uso frequente pode motivar a alteração do pH e promover irritações na região.

Dica 4: Pondere a roupa interior


Embora seja um passo após a higienização, a escolha da roupa interior não deixa de estar intimamente ligada com a higiene da vagina.
Prefira roupa interior de algodão, já que é menos agressiva para a região e ajuda a manter o seu equilíbrio.

Dica 5: Limpe-se corretamente


Quando for aos lavabos, lembre-se de que é importante que limpe sempre a região íntima da frente para trás.
Este hábito ajudará a evitar que as bactérias se propaguem e criem infeções nocivas.

Dica 6: Tenha em mente os cuidados após o sexo


A relação sexual pode fazer com que bactérias se espalhem na região da uretra e causar severas infeções urinárias ou outros problemas na região íntima.
Evite que isto aconteça esvaziando a bexiga após o sexo.

Dica 7: Nunca arraste uma sensação de desconforto


Caso sinta desconforto, ardor, comichão ou dor na região íntima e notar que esta não melhora com a lavagem diária e o uso dos produtos adequados, não arraste esta situação.

Consulte um ginecologista para que o problema seja devidamente identificado e tratado.

Dica 8: Saiba como se depilar


Uma parte da rotina de higiene íntima de muitas mulheres é a epilação ou depilação. Ainda assim, estes processos podem apresentar alguns riscos.
Se tiver esta possibilidade, prefira os procedimentos a laser, já que são considerados mais seguros pelos especialistas.

Dica 9: Evite banhos de imersão


Por mais que possa gostar de banhos de imersão, de jacuzzis ou de hidromassagem, lembre-se de que a realização frequente destas práticas pode alterar quimicamente a região vaginal prejudicando-a.
Assim, evite fazer deste tipo de atividade algo demasiado frequente.

Dica 10: Procure o aconselhamento do farmacêutico


Se sente necessidade de um produto de limpeza específico para a limpeza diária, explane as sensações que a levaram a procurá-lo e pergunte ao seu farmacêutico sobre as opções disponíveis.


Costuma utilizar produtos específicos para fazer a higiene íntima diária? Conte-nos quais os cuidados que mantém no seu quotidiano.

10 dicas como fazer a higiene íntima diária

Back to Top