calos nos pés
Carregando... 13 view(s)
Calos nos pés e Calosidades: tudo o que precisa de saber
O aparecimento de calos e calosidades afeta muitas pessoas. Venha saber tudo o que precisa sobre esta temática, para garantir a prevenção desta situação e agir no sentido de solucioná-la.

São muitas as agressões diárias aos nossos pés: além de suportarem o nosso peso, mantendo-se em constante esforço e tensão, muitas vezes sujeitamo-los a calçado desconfortável ou desadequado, incentivando, desta forma, o surgimento de deformações e calosidades.

Como nem sempre prestamos muita atenção aos nossos pés, este tipo de pressão e agressão leva a que a própria área agredida sinta a necessidade de se proteger. Quando tal acontece, a área martirizada – geralmente a planta do pé ou a região entre os dedos - produz um espessamento da pele, na sua superfície.

A esta pele endurecida e rígida, que surge nas regiões afetadas do pé, chama-se calosidade. Embora o surgimento do calo se trate de uma resposta corporal que visa a proteção das camadas inferiores da pele, este fenómeno tende a causar desconforto ou, em casos específicos, até mesmo dor.
Venha saber mais sobre os calos e calosidades, e descubra como agir perante esta situação.

Calos e calosidades: porque aparecem?


Como referimos, a pressão e agressão de uma determinada área do pé pode gerar o espessamento da pele e o aparecimento de calos e calosidades.
Entre as principais causas do surgimento destes calos encontra-se o uso de sapatos inadequados, que causam pressão em determinados pontos do pé ou a realização de atividades diárias (profissionais ou desportivas, geralmente) que implicam atritos e fricções constantes.

Tratando-se de um fenómeno usual e que acontece à grande maioria das pessoas, o aparecimento de calos é mais comum em algumas pessoas, incluindo aquelas cuja atividade profissional exige muitas horas de pé, pessoas idosas, com diabetes ou que sofram de má circulação.

Como fazer o tratamento das calosidades?


Na atualidade, com os avanços na área da podologia, existem já várias formas de tratamento para os calos nos pés e as calosidades.

Entre os melhores métodos para o ajudar a livrar-se da calosidade indesejada encontram-se os cremes de hidratação intensa, que ajudarão a amolecer e cuidar da pele nas zonas calejadas. Pode ainda utilizar pensos específicos para o efeito, que além de aliviarem a zona e protegerem a área ajudam à redução e eventual eliminação do calo, ou ainda recorrer a lixas e pedras (como a pedra-pomes) que funcionarão como uma lixa e o ajudarão, de forma natural, a diminuir e mesmo eliminar o calo. A utilização de cunhas de silicone poderão também proporcionar uma sensação de alívio, diminuindo a pressão nos pontos calejados do pé.

Outras dicas e quando consultar um especialista


Nunca será de descurar uma consulta de podologia, sendo que um especialista será a melhor pessoa para recomendar a melhor forma para aliviar as dores causadas pelos calos e as formas de eliminação dos mesmos.

A par com a visita ao médico, lembre-se de que é igualmente importante, para tratar este problema do seu pé, que opte pelo uso de calçado apropriado e confortável, com palmilhas adequadas ao formato do seu pé e ao esforço exigido pelo seu dia a dia. Estas medidas poderão ajudar no tratamento do calo e a evitar que, após o tratamento, estes voltem a surgir.

A melhor forma de prevenir e tratar este problema será dar maior atenção aos seus pés, lembrando-se de os manter hidratados e confortáveis. Uma maior preocupação com a hidratação da pele, aliada a uma redução de pontos de fricção e pressão do calçado serão os melhores aliados na manutenção da saúde dos seus pés.


Já sabia como pode evitar e tratar os calos e calosidades nos seus pés? Conte-nos como este problema o afeta e quais as medidas e tratamentos que aplica no quotidiano para minorar os danos causados pelos calos nos pés.

Calos nos pés e Calosidades: tudo o que precisa de saber

Back to Top