Colágeno
Carregando... 7 view(s)
Colágeno engorda ou emagrece? Quais as vantagens?
Saber se o colágeno engorda ou emagrece é o desejo de muitas pessoas que pensam tomar este tipo de suplemento. Já conhece os efeitos do colágeno no corpo? Então, venha conhecê-los com a Farmácia Vitória.


Talvez, para alguns, querer saber se um produto alimentar ou suplemento engorda ou emagrece pode parecer algo estranho. Afinal, como pode um mesmo elemento gerar uma questão tão ambígua? Temos a resposta!

Ao longo dos anos, à medida que a ideologia fit se implementava e a preocupação com o corpo, o bem-estar e a saúde cresciam, muito se disse sobre determinados alimentos, nutrientes e suplementos. A informação disseminada chegou, em muitas fases, a parecer até contraditória, à medida que cada vez mais estudos apresentavam os seus resultados.

Assim, começámos a fazer estas questões, aparentemente ambíguas, mas que fazem todo o sentido com as nossas dúvidas: será que o café emagrece?; a melancia faz engordar ou emagrecer?, e a massa? ou a gelatina?

Somam-se ainda, a estas questões, aquelas que são especialmente colocadas em fases concretas da vida, como a gestação. Falamos de questões como o ácido fólico engorda? ou qual a relação entre colágeno na gravidez.

Sobre este último elemento é, claro, também possível levantar outro tipo de questionamento. Hoje, a dúvida que nos move e nos leva a escrever este artigo é justamente sobre ele! Sabe se o colágeno engorda ou emagrece? Sabe como deve tomá-lo e para que efeitos?
 
Então, está na hora de saber mais, com este artigo da Farmácia Vitória Online.


1. O que é o colágeno?


O colágeno (ou colagénio) apresenta-se como uma importante proteína para o nosso organismo. No nosso corpo, esta tem uma função estrutural, fazendo parte da composição de uma grande parte dos nossos ossos, músculos e órgãos. 
Embora exista de forma natural no organismo, a sua produção diminui com o tempo e a sua introdução por via da alimentação ou suplementação torna-se fundamental para garantir a saúde de muitas estruturas orgânicas.
Entre outros papéis desempenhados por esta proteína, destaca-se a sua ação na prevenção de alguns dos sinais do envelhecimento, incluindo a fortificação das unhas, a melhoria da estrutura capilar e a firmeza da pele.

Porque é que o corpo começa a produzir menos colágeno?


O envelhecimento é uma das principais causas da sub-produção desta proteína. A partir dos 30 anos, por norma, as suas concentrações no organismo começam a diminuir.
Fatores externos, no entanto, têm também um papel neste processo. A poluição, a ansiedade, o stress, a depressão, o excesso de trabalho, a fadiga e uma alimentação pouco equilibrada podem levar, também, à redução da concentração desta proteína no corpo.


É possível equilibrar os níveis de colágeno?


Os suplementos de colágeno têm ganho fama justamente por terem alguns efeitos positivos para o organismo humano.
A forma mais conhecida de consumo de colagénio é através dos suplementos de colágeno hidrolizado.


2. Quais as vantagens da toma do suplemento de colágeno?



Os efeitos do colágeno – principalmente sob a forma de colágeno hidrolizado – estão muito estudadas e as pesquisas apontam para diversos benefícios. Os principais benefícios do colágeno são:

- Melhoria da saúde cutânea;
- Fortalecimento do cabelo e das unhas;
- Combate aos sinais de envelhecimento cutâneo (incluindo rugas e flacidez); 
- Melhor desenvolvimento muscular;
- Maior facilidade na recuperação muscular depois dos treinos;
- Promoção da redução da inflamação nas articulações;
- Redução das dores relacionadas com problemas de artrite; 
- Promoção do emagrecimento.

Estes benefícios estão ancorados em pesquisa científica?


Sim! Todos estes benefícios derivam de estudos realizados sobre os efeitos do colágeno no corpo humano. Ainda assim, alguns destes benefícios gozam de maior evidência científica do que outros.
Vale a pena salientar que as questões relacionadas com os benefícios para as articulações e para a perda de peso necessitam, ainda, de ser comprovados por novas pesquisas e estudos científicos.

3. O colágeno engorda ou emagrece?


Tal como referimos, os estudos realizados apontam para que o colágeno possa ter um papel no emagrecimento.
Estimulando o aumento da massa magra, agindo de forma a estruturar e a restaurar os músculos, o colágeno poderá, segundo as pesquisas realizadas, aumentar o gasto energético do corpo e promover, desta forma, a eliminação de gordura.
 
Este processo poderá ainda estar associado ao aumento do ritmo metabólico o que, por si só, ajudará também a manter um peso mais equilibrado.
Estudos realizados associaram ainda a toma de suplementos de colágeno hidrolisado com uma maior sensação de saciedade, que reduz a sensação de fome, a compulsão alimentar e leva, por isso, à ingestão de um menor número de calorias.

Embora o papel do colágeno enquanto promotor da massa muscular estejam estudados, no entanto, não existem estudos específicos que procurem saber, em concreto, se o colágeno engorda ou emagrece, sendo estas evidências resultados obtidos mediante a observação em pesquisas com outro tipo de finalidade.

Assim, embora se suponha que o colágeno tenha um papel na perda de peso, as evidências científicas são parcas e a temática carece de mais estudo.
Vale ainda a pena referir que, quando ingerido em excesso, o colágeno poderá fazer com que engorde, na medida em que este é muito nutritivo. Torna-se, por isso, necessário que o seu consumo seja feito sob a orientação de um profissional de nutrição, a par com uma alimentação regrada e sem exceder as dosagens recomendadas.


Sabia se o colágeno engorda ou emagrece? Costuma tomar este suplemento? Conte aos restantes leitores da Farmácia Vitória qual a sua opinião sobre o colágeno.

Colágeno engorda ou emagrece? Quais as vantagens?

Back to Top