copo menstrual
Carregando... 3 view(s)
Copo menstrual, moda ou são práticos e saudáveis?
Durante o período menstrual são várias as opções que o mercado apresenta. A mais recente é o copo menstrual: método novo e algo controverso que tem chamado a atenção das mulheres. Saiba o que é o copo menstrual e quais as vantagens que nele pode encontrar.

O copo menstrual tem sido assunto de debate e de muita polémica entre as mulheres. Sendo menos conhecido do que algumas proteções tradicionais, como os pensos higiénicos ou os tampões, este colector menstrual apresenta-se ao público feminino como uma opção simples, higiénica, ecológica e económica.
 
Apesar das suas muitas vantagens, no entanto, é com desconfiança que a maioria das mulheres responde a este método, com medo de que o mesmo possa ter consequências nocivas ou ser pouco higiénico.
 
O conforto prometido pelo copo menstrual, no entanto, leva muitas mulheres a experimentar e, segundo dados recentes, é incomum que uma mulher que experimente este método desista dele.
 
Se, inicialmente, pode parecer estranho ou pouco convencional o uso de um método como o copo menstrual, a verdade é que este está a ganhar adeptas. E, perante a crescente aceitação, começa a surgir uma onda de interesse sobre este produto, acompanhada de questões diversas sobre o que é, quais as vantagens e desvantagens e quais as formas de utilização.
 
Hoje, é sobre esta temática que nos debruçaremos, para que saiba tudo o que necessita sobre estes novos copos menstruais.



1. Copo menstrual: o que é?


O copo menstrual é um produto feito em material hipoalergénico (normalmente silicone 100% medicinal) e que surge como alternativa aos absorventes íntimos que dominavam este setor de mercado.
 
Sendo totalmente indetetável, este copo é colocado no interior da região vaginal para colectar o fluxo e pode ser usado durante 12 horas consecutivas, sem necessidade de ser trocado. Na verdade, este método não se “troca”, sendo reutilizável e necessitando apenas de ser lavado. A sua durabilidade é de cerca de 10 anos.
 
Sendo feito de silicone medicinal, um material naturalmente macio e seguro no que respeita a potenciais alergias, este é imensamente seguro no que respeita à sua utilização. Contrariamente a pensos e tampões, não será responsável por infeções ou irritações cutâneas na região íntima.
Além disso, ao adaptar-se ao corpo e às necessidades de cada fisionomia, já que tem diversos tamanhos, este produto torna-se muito eficaz e confortável.
 
Adaptando-se na perfeição à anatomia feminina, deve ser escolhido conforme as características de cada uma de forma a que seja o mais confortável e eficaz possível.



2. O uso do copo menstrual


A dúvida de muitas mulheres sobre este copo diz respeito à sua efetiva utilização. Para começar, olhando o formato, este poderá parecer difícil de colocar. Na verdade, a sua colocação é simples! Sendo maleável, o produto deve ser inserido com uma dobra (que permite que fique com o diâmetro equivalente a um tampão) e ser assim colocado no local correto. Ao largar o copo, este abrirá de forma natural, formando vácuo. Assim, e com a tensão dos próprios músculos vaginais, o copo garantirá a colecta do fluxo sanguíneo durante as 12 horas seguintes.
 
No final do dia, a mulher deverá remover o copo menstrual, dobrando ligeiramente o mesmo para retirar o vácuo, retirando-o e descartando o conteúdo, lavando-o de seguida.



3. Vantagens deste método


O copo menstrual apresenta diversas mais-valias. Para começar, esta é uma opção saudável e que evitará alergias; o seu material irá impedir que bactérias ou fungos possam proliferar, evitando assim riscos como os associados ao tampão (choque tóxico). Ao usar o copo menstrual terá ainda a garantia de não alterar o PH natural da região íntima e evitará, também, odores desagradáveis.
 
A utilização deste produto é confortável e compatível com todo o tipo de atividades, desde a praia e piscina até à prática intensiva de exercício físico. O facto de ser reutilizável após a lavagem faz com que esta opção seja mais ecológica e também mais económica.
 
Por fim, o uso deste copo garante que, ao longo de várias horas, não precisa de se preocupar com nada além da sua rotina, já que não existe o risco de fugas ou acidentes e que se sentirá sempre limpa.



4. Desvantagens do copo menstrual


Entre as muitas vantagens deste método, torna-se difícil imaginar melhor alternativa. Ainda assim, existem alguns aspetos menos positivos a considerar.
 
Entre as desvantagens do uso do copo menstrual está o facto de este precisar de ser retirado caso tenha relações sexuais; a eventual dificuldade que possa sentir na sua inserção durante as primeiras vezes e o facto de que, se colocado incorretamente, possa causar algum desconforto.
Além disso, o seu uso é desaconselhado para as recém-mamãs, não devendo ser usado no período pós-parto.
No caso de ter uma má formação vaginal é recomendado, também, que fale com o seu ginecologista antes de optar pelo copo menstrual.


Já conhecia este método? Alguma vez o utilizou? Não deixe de nos contar qual é a sua opinião sobre esta temática.

Copo menstrual, moda ou são práticos e saudáveis?

Back to Top