Lubrificantes íntimos
Carregando... 8 view(s)
Lubrificantes íntimos: tudo o que precisa de saber
A secura vaginal é um problema bastante comum nas mulheres e que pode afetar a intimidade do casal. Venha descobrir tudo o que precisa de saber sobre lubrificantes íntimos com a sua farmácia online.

A lubrificação da região íntima feminina é, por norma, um fenómeno natural. Ainda assim, existem muitas mulheres que sofrem de um fenómeno chamado secura vaginal (ou ressecamento vaginal).
Esta situação impacta de formas diversas na vida da mulher, causando desconforto, ardor ou comichão e podendo torná-la, ainda, mais suscetível de contrair infeções.

Além disto, muitas vezes, a vida sexual destas mulheres é também afetada, tornando difícil e mesmo doloroso o momento da penetração e criando, por isso, muitas vezes, problemas na vida íntima do casal.

Os cuidados adequados na higiene íntima diária e o uso de lubrificantes pode ajudar a solucionar este problema. Venha descobrir mais dobre lubrificantes íntimos e o seu uso.

Lubrificantes íntimos e a secura vaginal


A secura vaginal é a ausência de lubrificação natural na região íntima e pode acontecer por razões diversas.

Entre os motivos mais comuns encontram-se períodos pós-gravidez, efeitos secundários de determinados tipos de medicação (como é o caso de antidepressivos, anti-hipertensivos, vasoconstritores, anti-histamínicos ou mesmo pílulas anticoncecionais), períodos alargados de stress, cansaço ou ansiedade ou a menopausa.

Estas fases da vida feminina tendem a estar relacionadas com alterações hormonais intensas (principalmente durante a gravidez e menopausa), o que leva ao ressecamento da região íntima.

Além destas causas, no entanto, existem outras que, embora de forma mais rara, podem provocar situações de secura vaginal: uma higiene incorreta ou excessiva das partes íntimas, a utilização e/ou consumo de álcool, tabaco ou drogas ou uma total ausência de vida sexual podem ser alguns fatores a contribuírem para este fenómeno.

Como solucionar a secura vaginal?


Embora se trate de uma situação desagradável, a verdade é que, nos dias de hoje, já existem tratamentos para esta situação, sendo que muitos deles são feitos com produtos de aplicação tópica.

Um dos métodos mais conhecidos e utilizados no tratamento da secura na região vaginal é o lubrificante íntimo (ou lubrificante vaginal). No mercado existem, atualmente, vários produtos lubrificantes, incluindo o lubrificante íntimo à base de óleo ou vaselina (menos recomendados), passando pelo gel lubrificante à base de água ou silicone e chegando, mesmo, ao lubrificante vaginal com componentes de ácido hialurónico, glicerol e vitamina PP (cuja ação de tratamento é mais prolongada e eficaz), encontrará diversas opções.

Como podem os lubrificantes ajudar?


Além de minimizarem o desconforto quotidiano, estes lubrificantes poderão ter um papel importante na vida sexual.

A secura na região vaginal é muitas vezes responsável pelo desinteresse na vida sexual devido à dor ou ardor inerentes ao momento da penetração.

Neste tipo de situação, os lubrificantes podem constituir uma importante ajuda na sua vida, permitindo que desfrute dos momentos de prazer com o seu parceiro, sem sentir dor ou incómodo desnecessário e fazendo, até, com que esses momentos possam tornar-se diferentes e divertidos.

Ao longo dos anos, a indústria desenvolveu diversos produtos a pensar nesta situação, pelo que encontrará opções - algumas bastante originais - pensadas especificamente para melhorar a sua vida em casal. Assim, poderá deparar-se, por exemplo, com gel lubrificante com aromas, sabores e até texturas distintas, que podem ajudar a transformar a desagradável secura na região íntima numa oportunidade para explorar um lado diferente da sua vida sexual.

A utilização de lubrificantes é, em suma, um método eficaz, de fácil acesso e de fácil aplicação e que poderá utilizar com regularidade ou em momentos pontuais. Ainda assim, é recomendado que procure os conselhos junto de um especialista ou farmacêutico para compreender qual a melhor opção para o seu caso específico

Costuma sofrer de secura vaginal? Conte a sua experiência pessoal e ajude outras mulheres na mesma situação.

Lubrificantes íntimos: tudo o que precisa de saber

Back to Top