Onicomicose
Carregando... 0 view(s)
Onicomicose: causas, sintomas e tratamentos
As onicomicoses são um problema comum que pode surgir nas suas unhas. Sabe do que se trata? Venha conhecer esta infeção, as suas causas, sintomas e tratamentos.

É muito comum que problemas fúngicos apareçam nas unhas e, entre este tipo de situação, destacam-se as onicomicoses: infeções nas unhas comummente causadas por um fungo que se alimenta da queratina nestas presente.

Tratando-se de infeções fúngicas, estas tratam-se de uma micose, que acontece com bastante frequência, e que podem afetar pessoas de qualquer sexo ou faixa etária, principalmente quando estas frequentam ambientes propícios ao surgimento de fungos.

Venha perceber melhor o que são as onicomicoses, como pode identificar este problema e qual o curso de tratamento.

Causas dos fungos nas unhas

As unhas com fungos podem resultar de pequenas lesões que surjam entre a pele e a unha, fruto de impactos ou de choques.
Estes traumas podem ajudar a criar o ambiente ideal para o surgimento da micose, principalmente quando conjugados com a frequência de ambientes quentes e húmidos ou com calçado pouco respirável.

Os fungos de unhas acontecem com maior regularidade em pessoas com baixa imunidade e cujos hábitos incluem a prática regular de exercício físico ou de desportos, uma vez que estas estão mais sujeitas a sofrer traumas nas unhas, o que cria - principalmente nos pés - as circunstâncias de humidade ideais para o surgimento de fungos.

Além dos traumas, ambientes e desportos, no entanto, tratando-se de uma infeção contagiosa, esta é passível de surgir e/ou ser transmitida através da imersão frequente em águas estanques, da partilha de calçado, do contacto direto unha com unha ou da partilha de corta-unhas. A existência de outras micoses - como o pé de atleta - será também um fator que pode levar ao surgimento das onicomicoses.

Sintomas da onicomicose

Reconhecer os sinais de desenvolvimento de fungos nas unhas é muito importante. A onicomicose pode apresentar-se de formas diversas.
Entre os sintomas mais comuns encontram-se:

- Amarelecimento das unhas;
- Descamação das unhas;
- Surgimento de camadas mais grossas na unha
- Perda de brilho da unha;
- Fragilidade e quebra frequente das unhas.

Deverá, por isso, procurar um tratamento caso a sua unha se torne mais opaca, frágil, espessa ou quebradiça, ou ainda se notar uma alteração de cor da mesma ou surgirem manchas anteriormente inexistentes. Tenha ainda atenção às laterais da unha, caso comecema parecer subitamente avermelhadas ou inflamadas.

Tratamento para os fungos nas unhas

Apesar das unhas com fungos serem uma condição muito indesejável, o facto é que, na atualidade, existem tratamentos especializados e preparados para agir diretamente sobre o problema.

Este tipo de tratamento é usualmente prolongado e deve ser levado com seriedade durante o período indicado, para garantir a sua eficácia.
Tal como a própria micose, estes tratamentos tomam várias formas, existindo soluções tópicas e sistémicas (sendo que as segundas exigem prescrição médica).

Tratamentos por via oral

Os medicamentos por via oral são apenas vendidos mediante a apresentação de receita médica e são à base de terbinafina ou itraconazol. Estes são administrados apenas em situações extremas e particulares, sendo que a sua toma tem, geralmente, uma duração de vários meses. Ainda assim, no que respeita às onicomicoses, o tratamento preferencial é, ainda, o de aplicação tópica.

Tratamentos de aplicação tópica

As soluções tópicas apresentam diversas vantagens. Além de existirem vários produtos de aplicação tópica no mercado, que passam pelas pomadas, pelas "canetas" ou até pelos vernizes, esta forma de tratamento é fácil de transportar e de aplicar. Estes produtos são constituídos por soluções antifúngicas e aplicam-se diretamente no local afetado pelo problema, desenvolvendo uma ação demorada mas eficaz na resolução do problema. O tempo de aplicação destas soluções é de 6 meses a 1 ano.

Embora se trate de um tratamento demorado, na presença de uma onicomicose o afetado deve manter a calma e fazer o tratamento completo, mantendo-se confiante na resolução do problema.

Já sabia como reconhecer e tratar uma onicomicose? Qual o seu produto de eleição para este problema? A sua ajuda pode ser muito útil para outras pessoas na mesma situação.

Onicomicose: causas, sintomas e tratamentos