Pé de Atleta
Carregando... 1 view(s)
Pé de Atleta: Causas, sintomas, prevenção e tratamento
O pé de atleta é uma micose comum em atletas e não só. Venha conhecer as causas, sintomas, prevenção e tratamento do pé de atleta.


Embora seja um problema particularmente associada às pessoas que praticam desporto, a verdade é que qualquer pessoa está suscetível de contrair o pé de atleta, sendo esta uma das doenças mais comuns no mundo, estimando-se que1 em cada 4 pessoas sofre do problema.

Particularmente comum em pessoas ativas ou que trabalham em ambientes mais quentes ou com humidade, esta patologia é criada por fungos - sendo, portanto, uma micose - e trata-se de um problema de pele que ocorre, normalmente, nos pés (seja entre os dedos, na parte lateral ou na base).
 
Entre as causas que provocam esta micose estão a frequência de espaços balneares, piscinas, pavilhões desportivos ou locais públicos, sendo que estes fungos são transmitidos através de um contacto direto com superfícies contaminadas.
 
Venha saber mais sobre os sintomas, a prevenção e o tratamento do pé de atleta.

Pé de atleta: os principais sintomas


Os sintomas apresentados pelo pé de atleta vão-se manifestando à medida que a doença evolui. Ao longo da sua evolução, alguns dos sintomas de alerta são a comichão, a hipersensibilidade da zona afetada, a descamação da pele, o ardor, o surgimento de feridas e de mau odor, principalmente na zona entre os dedos.

Principalmente quem frequenta espaços balneares, piscinas, pavilhões desportivos ou locais públicos deve, então, estar alerta para o aparecimento destes sintomas, para poder prevenir e tratar o pé de atleta.

Prevenção do pé de atleta: como fazer?


É possível seguir algumas indicações para prevenir esta doença. Entre elas, recomenda-se que as pessoas evitem andar descalças em espaços públicos, que utilizem calçado que mantenha o pé arejado e seco, que troquem de calçado com alguma frequência ou que lavem e sequem sempre os pés com cuidado.
 
Também importante para a prevenção do pé de atleta é o uso de meias de algodão e a não utilização de sapatos desconfortáveis, que provoquem bolhas nos pés ou feridas.

Como tratar o pé de atleta


Se for tarde demais para prevenir esta doença, é importante lembrar que quanto mais cedo o pé de atleta for tratado, mais fácil será o tratamento.

Perante os primeiros sintomas, como a comichão, a pessoa afetada deve procurar o tratamento indicado, tendo em mente que esta micose não é difícil de tratar, desde que sejam utilizados os produtos adequados e o tratamento seja levado até ao fim (e não apenas até ao término dos sintomas).

Algumas pessoas tendem a referir-se a esta doença como se ela fosse incurável, uma vez que sentem, com frequência, o regresso dos sintomas e da infeção. Geralmente, esta situação prende-se com tratamentos desadequados ou que não foram completados corretamente.

O tratamento começa, obviamente, por um cuidado extremo com a higiene dos pés, devendo estes ser bem lavados e limpos para a posterior aplicação de uma solução antifúngica (antifúngico tópico). Geralmente, esta solução pode ser obtida nas farmácias e para-farmácias, mesmo sem receita médica. Ainda assim, se a infeção tiver alastrado, será conveniente que consulte um especialista, para que ele possa recomendar a melhor solução para o seu caso particular.

Além do antifúngico tópico, a pessoa infetada deverá também ter um cuidado especial com o seu calçado, optando por limpá-lo com um spray de limpeza adequado, que o desinfete e crie um ambiente adequado para que a doença não progrida.


Esta patologia comum pode, portanto, ser prevenida e tratada com os devidos cuidados. Tem ou alguma vez teve pé de atleta? Quais as suas formas de prevenção e tratamento? A sua experiência pode ajudar outras pessoas!

Pé de Atleta: Causas, sintomas, prevenção e tratamento

Back to Top